sexta-feira, dezembro 21, 2007

Este texto é uma reflexão sobre um pensamento não intencionado e alheio


O livre arbítrio é utópico.
Estamos sobre o jugo dos vícios da alma e do corpo.


Em meio a tantos vícios carnais e espirituais, será que damos liberdade ao livre arbítrio verdadeiro? O do nosso Ser (se o somos)?


Mas somos o que nosso corpo e alma são. Mas eles são distintos, uma antítese paradoxal dentro de nós e nossos sustentáculos que nos formam e completam. Ou será que são meramente complementos de nosso Ser? Direita e Esquerda, Lado e Lado, equilíbrio, e, o centro nosso Ser? Vivendo em conflito constante? Mas e se esse discurso for de uma pseudo-conclusão errônea? Então, onde fica nosso Ser? Será que esse só existe pelo pleno equilíbrio Corpo e Alma, sendo dependente? Será que esses dois são apenas, como já observei, meros complementos, sendo o Ser, independente destes e Individual? Assim, mesmo dependendo ou não desses, onde está seu livre arbítrio? Será que ele próprio pode gozar deste livre arbítrio? Será que podemos gozar deste seu livre arbítrio? Se nosso Ser for apenas essa fusão, este equilíbrio, nada Individual, independente, nada mais somos do que meras ferramentas para os vícios de nossos corpos e almas, apenas obedecendo com a idéia de um livre arbítrio que então é utópico.

4 comentários:

Anônimo disse...

é meu caro, a crise existencial nos deixa cheios de dúvidas

Marco Aurélio disse...

O livre arbítrio não existe. É a maior mentira da humanidade - perdendo talvez para o Deus bondoso que ajuda quem cedo madruga. Nossas escolhas são intimamente ligadas à a nossa criação, influências; o meio. São fruto das combinações químicas que ocorrem em nosso cérebro, a qual não temos meios de mudar nem interferir.

Anônimo disse...

Sim, é como marx disse: o homem vive sob suas circunstâncias.

Em muitos casos, o meio total ou parcial desfavorecido desfavorece por completo e total o indivíduo.

Vênus de Willendorf disse...

É muito complexo.Sempre existe aguma ligação externa ou mesmo interna que não nos permite totalmente a praticar o livre arbitrio de forma total.
...Concordo com a vossa opinião.
Belo devaneio boina cogitante.
Muito interessante.